Memórias CSTJ

1º Ciclo

1C: Celebração para a preparação do Natal

20171205 112332Na primeira semana de dezembro, cada turma do 1º Ciclo, sob a orientação da professora de Educação Moral e Religiosa Católica, Irmã Maria José, dirigiu-se ao Oratório com objetivo de celebrar, preparar e acolher Jesus. A partir de uma projeção de Powerpoint, todos ficaram a conhecer melhor a história do nascimento de Jesus. Realizaram ainda um jogral de Natal.

Os cânticos alegraram este momento simples, mas profundo de encontro com Jesus.

Antes de terminar a celebração, cada aluno/a entregou um desenho a Jesus com o símbolo de Natal onde escreveu uma frase com um valor que está disposto/a cumprir na preparação para o Natal, significando a sua oferta a Jesus.

Ler Mais ...

1C: Parceria Escola-Família 3º ano

20171116 113051No dia 16 de novembro de 2017, a encarregada de educação Daniela Correia, mãe da aluna Isabel do terceiro ano, prontificou-se a partilhar informações interessantes e marcantes sobre a temática de estudo do meio: “Álcool, Tabaco e Drogas e seus malefícios”.

A aula decorreu muito bem. Os alunos mantiveram-se bastante curiosos e participativos durante toda a aula, que foi dinamizada através de um powerpoint.

Ler Mais...

1C: Projeto colorADD. Social nas escolas

IMG 20171114 204337Os alunos do 4º ano aderiram ao projeto colorADD Social. Através deste projeto pretende-se fazer um estudo sobre o conhecimento que as crianças têm relativamente ao daltonismo e as aplicações no dia a dia de um aluno com esta limitação. Sendo assim, os alunos fizeram um teste diagnóstico, visualizaram uma história de sensibilização do daltonismo, onde compreenderam as dificuldades que certas crianças têm no reconhecimento das cores. Ler Mais...

1C: Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

IMG 20171017 155332Os alunos do 1º Ciclo, no dia dezassete de outubro, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação.

Sendo o principal objetivo da celebração deste dia a luta contra a fome, que atinge milhões de pessoas pelo mundo, nunca é demais lembrar que a subnutrição também pode decorrer de más opções alimentares, que, a longo prazo, podem resultar em graves problemas de saúde, possivelmente evitáveis com a adoção de hábitos alimentares adequados. Ler Mais...

1C: Visita de Estudo do 4º ano

20171113 103422No dia 13 de novembro de 2017, o 4º ano realizou uma visita de estudo ao Museu da Cultura Castreja, à Citânia de Briteiros, ao Paço dos Duques, à Igreja de S. Miguel e Castelo de Guimarães.

Iniciamos a visita no Museu da Cultura Castreja. Quem vivia lá era Francisco Martins Sarmento que nasceu em 1833 e morreu em 1899. Ele era fotógrafo e poeta mas destacou-se como arqueólogo e foi ele que descobriu a existência da Citânia de Briteiros. Vimos uma pedra chamada Pedra Formosa que antigamente era a entrada para um lugar muito quente onde os povos faziam a sauna.

Depois fomos à Citânia de Briteiros e subimos até à parte mais alta. As casas mais antigas tinham a forma circular.

De seguida, fomos ao Paço dos Duques que foi mandado construir por D. Afonso, Duque de Bragança para viver com a sua esposa D. Constança. O Paço tem 39 chaminés e muitas salas: a sala das armas, sala de banquetes, quarto…. Ficamos a saber que há muitos anos atrás os pratos eram pedaços de broa.

Fomos visitar a Igreja de S. Miguel que foi construída no séc. XIII e tem a pia onde foi baptizado D. Afonso Henriques.

Por fim fomos visitar o Castelo de Guimarães que foi construído no séc. XII e no dia 7/7/2007 foi classificado como uma das 7 maravilhas de Portugal.

Nesta visita aprendi muito!

Sofia Barros - 4º A Ler Mais...

1C: Comemoração do dia de São Martinho

20171110 143858Na tarde do dia dez de novembro, os alunos do 1º ciclo e da pré-escolar comemoraram o dia de São Martinho e no nosso Colégio festeja-se este dia com a realização do tradicional Magusto.

O Clube Teatro e Companhia apresentou uma peça de teatro intitulada “A Lenda de São Martinho”, no salão do Colégio, como forma de relembrar o ato generoso do soldado romano que partilhou a sua capa com um pobre mendigo, num dia de grande tempestade. A peça apresentada foi breve, no entanto, foi do agrado de todos. Ler Mais...

1C: Exercício “A Terra Treme”

IMG 20171013 101352

No dia treze de outubro, os alunos do 1º ciclo participaram no exercício “A Terra Treme”, pelas dez horas e treze minutos. Teve a duração de apenas de um minuto, durante o qual todos os alunos executaram os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

Ler Mais...