Notícias

Testemunho de alunos: V Assembleia dos Direitos das Crianças e Jovens

Testemunho 8º Ano
No dia 22 de novembro, participamos numa assembleia escolar dedicada à reflexão sobre os direitos das crianças e jovens, um evento que nos permitiu abordar questões importantes sobre o comportamento e o respeito dentro da nossa escola. Durante a reunião, discutimos como as nossas atitudes afetam o nosso ambiente escolar e como isso pode prejudicar tanto a convivência quanto a aprendizagem de todos. 
Um dos pontos mais debatidos foi a necessidade de melhorar a maneira como nos comunicamos e expressamos os nossos sentimentos. Muitos alunos partilharam que, em alguns momentos, não sabem como se expressar adequadamente, o que gera mal-entendidos ou até conflitos. A importância de se ouvir e respeitar o outro foi um tema central, já que atitudes como desrespeito e agressividade podem prejudicar a harmonia e o bem-estar de todos.
A assembleia também nos ajudou a perceber que a maneira como nos comportamos na escola reflete diretamente no ambiente em que estamos. O mau comportamento não só afeta quem está ao nosso redor, mas também dificulta a aprendizagem e a convivência pacífica. Discutimos formas de melhorar isso, como por exemplo, através da prática da empatia, sendo mais tolerantes com as diferenças e, principalmente, aprendendo a expressar as nossas emoções de maneira respeitosa e construtiva. 
Foi muito positivo perceber que todos estavam dispostos a colaborar para a criação de um ambiente mais saudável, onde as pessoas se possam sentir seguras para expressar as suas opiniões, sem medo de julgamento ou agressões. Acredito que a assembleia foi um passo importante para aumentar a consciencialização sobre estes temas e, juntos, podemos trabalhar para tornar a nossa escola um lugar mais respeitoso e acolhedor para todos. 
 
Bernardo Gil e Matias Reis 8º A
 
Testemunho 9º Ano
Nós, alunos do 9º ano, participamos na V Assembleia dos Direitos das crianças e dos jovens. Gostámos de apresentar as nossas próprias sugestões e partilhar as nossas visões, opiniões sobre a forma como podemos cuidar do nosso ambiente escolar. Como alunos é algo poderoso, ter a oportunidade de falar e ser ouvido. 
Estamos muito felizes por termos participado como representantes dos finalistas, tendo gostado muito de ouvir todos os discursos e também o nosso. Achamos iluminador termos feito parte da Assembleia onde foi dada a voz aos alunos. Dizemos obrigado a todos os presentes e às pessoas que se juntaram para que este evento fosse realizado. Temos muito orgulho em ter participado juntamente com os delegados de todas as turmas e com os professores. 
Obrigado por nos terem dado esta oportunidade!
 
Francisca e Rafael 9º Ano