Tertúlia com antigos alunos na abertura da semana
A semana da Família Teresiana de Henrique de Ossó, a decorrer entre os dias 26 e 30 de janeiro, no Colégio de Santa Teresa de Jesus, iniciou com um momento artístico protagonizado por um coro de alunos do 1º ciclo, seguida das palavras acolhedoras da Coordenadora da Comunidade Religiosa, Irmã Alcinda Oliveira, e da Vereadora da Educação, Engª Sílvia Tavares.
O dia inaugural terminou com uma tertúlia, subordinada ao tema «Henrique, uma inspiração para a arte de viver», juntando antigos alunos para uma partilha de memórias e conhecimento de valores significativos para as suas vidas pessoais e profissionais, recebidos no Colégio.
Isolete Sousa, Joana Carneiro, Ricardo Dinis Oliveira e David Cruz, moderados por Marco Costa, proporcionaram um «encontro de família», trazendo à conversa memórias de educadores, vivências e espaços. Hoje, pessoas ativas na sociedade, profissionais das áreas do jornalismo e do ensino, do secundário e superior, expressaram as grandes marcas levadas da educação teresiana dos primeiros anos para a vida, com destaque para valores como a interioridade, a empatia, a amizade, o espírito crítico, a proximidade, o gosto pelo saber,...
No final, festejou-se com um Porto de Honra e um familiar convívio.
26 de janeiro foi o primeiro dia de uma semana que marca o início das comemorações dos 150 anos da Companhia de Santa Teresa de Jesus, fundada a 23 de junho de 1876 por Santo Henrique de Ossó.
Professor Marco Costa


